Walktour pela cidade-sede da Volvo Ocean Race Brasil


Entre os dias 5 e 22 de abril, Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina recebe a única parada da América Latina da Volvo Ocean Race, a maior regata à vela do mundo. A Vila da Regata está nos preparativos finais para receber os velejadores, atletas de diferentes nacionalidades, e com destaque para a campeã Martine Grael, a única brasileira que compete em uma das equipes nesta edição. Na cidade, os visitantes vão poder conhecer mais sobre essa aventura dos mares, com atrações gastronômicas, musicais e artísticas, além de toda a estrutura tecnológica que chega com a organização internacional. A pé é possível conhecer também circular pela cidade portuária e se encantar com as belezas e atrativos turísticos. Que tal encarar um walktour para desbravar os diversos cantos de Itajaí? Coloque um confortável, protetor solar no rosto e bom passeio. As distâncias estão marcadas em caminhada a partir da Vila da Regata.



Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento – 15min
Um dos marcos arquitetônicos de Itajaí, a Igreja Matriz foi inaugurada em 15 de novembro de 1955. Construída em estilo neo-gótico e românico, é decorada com motivos bíblicos, obra dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli.


Casa da Cultura e Museu Histórico – 15min
Do lado da Igreja Matriz estão o Museu Histórico e a Casa da Cultura Dide Brandão. O primeiro foi instalado no Palácio Marcos Konder em 1982. Desde então, está aberto à visitação pública com um acervo de mais de duas mil peças. Construído em 1925, o prédio já abrigou a Administração Municipal e a Câmara de Vereadores.
Vizinha ao museu está a Casa da Cultura Dide Brandão. Inaugurada em 1913, tem arquitetura eclética. Já foi sede um colégio, mas passou a abrigar as expressões artísticas e culturais em 1982. Oferece cursos para a comunidade e tem duas galerias de arte, sala de leitura e de áudio e vídeo, além de um teatro de bolso.


Avenida Beira-Rio – 6min
Um calçadão moderno, estrutura bem organizada que conecta atividades esportivas, lazer, gastronomia e uma paisagem incrível da Baía Afonso Wippel, a Avenida Beira-Rio cada vez mais apresenta ao visitante a energia de Itajaí com a atividade náutica. Caminhar, correr, andar de bicicleta, ou simplesmente sentar e observar o movimento é uma ótima alternativa. Se encante também com a variedade de restaurantes e seus cardápios de diferentes nacionalidades.


Mercado Público – 4min
A antiga obra de 1916 passou a abrigar as tradições populares de Itajaí. Lojas de artesanato, restaurantes e espaço para manifestações artísticas agora fazem parte do dia a dia do lugar. Ao lado está o Mercado do Peixe, com a venda do pescado fresco direto ao consumidor pelos pescadores. Ainda é possível encontrar produtos naturais, lojas de ervas e restaurantes.

Molhes – 25min
Ver o entre e sai dos navios em direção ao Porto de Itajaí é apenas um dos motivos para visitar os molhes. A construção de pedras que adentra o mar contribui para que a foz do Rio Itajaí-Açu se mantenha com capacidade suficiente para o tráfego das grandes embarcações. Nos arredores, o Farol e a Praia da Atalaia figuram entre os principais pontos turísticos da cidade.

Morro da Cruz – 15min
No alto do Morro da Cruz encontra-se um dos mais belos cenários da região: o encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar, bem como a entrada de navios cargueiros e cruzeiros turísticos, além de uma vista panorâmica da cidade. No local existe um amplo estacionamento e uma construção em forma de castelo com restaurante para atendimento de eventos diversos. É possível chegar a pé na entrada do morro, porém a subida é longa e o ideal é utilizar outro meio de transporte como táxi ou uber.



Parque da Atalaia – 17min
O Parque Natural Municipal da Atalaia é uma Unidade de Conservação criada em 2007. São 19,5 hectares de mata protegida destinados à preservação da biodiversidade, pesquisa, turismo ecológico, lazer e educação ambiental. Tem caráter de trilha, por isso é ideal utilizar roupas leves e levar água. Do mirante dá para se ter uma vista diferenciada de Itajaí e Navegantes.

Igreja Imaculada Conceição e Centro Histórico – 8min
Construída em estilo eclético no ano de 1824, foi a primeira capela da cidade. Com belos exemplos de arte sacra, é decorada com painéis e pinturas do artista itajaiense Dide Brandão. Está fechada para restauração, mas nos arredores ficam o Marco Histórico, onde a cidade começou, e todo o centro histórico e suas construções de séculos passados. A exemplo da Casa Malburg, construída em estilo eclético entre 1912 e 1915, anos depois sofreu um incêndio, em 1982, mas foi totalmente restaurada e reformada. Atualmente abriga a Receita Federal.


Porto – 11min
Caminhando pela Avenida Prefeito Paulo Bauer é possível passar pelo Ferry Boat e chegar até o trapiche de frente para o cais onde atracam os navios cargueiros. Dali é possível fazer fotos e se impressionar com o tamanho das embarcações, uma das principais economias de Itajaí.

Itajaí Shopping – 15min
Com mix de produtos e serviços diversificados, o Itajaí Shopping tem um ambiente moderno e aconchegante. São mais de 120 operações de diversos segmentos, além de um Terraço Panorâmico com salas de cinema e restaurantes.