O que fazer em Itajaí durante a Volvo Ocean Race



Ainhoa Sanchez / Volvo Ocean Rac

Os olhos do planeta se voltam para esta cidade portuária no litoral de Santa Catarina. Com forte potencial econômico, destaque brasileiro em arrecadação e geração de renda, muito ligada à atividade portuária e marítima, Itajaí é durante todo o mês de abril sede da Volvo Ocean Race. A corrida mundial de barcos à vela aporta pela terceira vez na cidade. Além dos competidores, visitantes estrangeiros que acompanham a regata também desembarcam para conhecer de perto o que o Sul do Brasil tem a oferecer. Se você também quiser saber o que fazer por Itajaí durante este período, saiba que a lista de possibilidades é grande.

Vida noturna
A vida noturna é pulsante na sede brasileira da Volvo Ocean Race. E com reconhecimento mundial. Fica aqui, na Praia Brava, o Warung, chamado pelos amantes da música eletrônica como o templo mundial. A casa noturna é o maior representante deste gênero musical e já recebeu DJs dos mais renomados. A região da Praia Brava também possui casas de shows, beaches clubs, barzinhos e pubs. Tudo para dar o ritmo certo de acordo com o seu gosto musical.

Gastronomia
O mais reconhecido espaço gastronômico de Itajaí é a Via Gastronômica, situada na Avenida Beira-Rio. De frutos do mar à comida árabe, passando por praticamente todas as gastronomias internacionais, a rua concentra diferentes estabelecimentos. Em alguns quilômetros é possível escolher a opção que mais agrada ao gosto e ao bolso. No final da Avenida Beira-Rio ainda fica o Mercado Público e o Mercado Municipal do Peixe, locais para conhecer da gastronomia e cultura local.  A região da Praia Brava também desponta como cenário interessante para outras alternativas de boa alimentação.


Praias
O caminho que leva às praias de Itajaí é um capítulo à parte! Quem tem fôlego pode aproveitar e fazer a pé ou de bicicleta. Caminhando, você poderá entrar nos molhes e ver de perto o entra e sai de navios na Boca da Barra, a caminho do porto. Logo adiante, a Praia da Atalaia, a pedra do Bico de Papagaio, Praia de Geremias até chegar a Cabeçudas.

Por este caminho é possível chegar também à Praia Brava, subindo e descendo um morro até chegar na parte Norte. Se optar, tem outra entrada, passando pela Rodovia Osvaldo Reis.

Natureza
Margeada pelo mar, Itajaí também mantém trechos de Mata Atlântica. Para chegar bem pertinho da natureza, os visitantes podem visitar o Parque da Atalaia, reserva natural localizada no Bairro Fazenda, próximo à Vila da Regata e do ladinho do caminho que leva às praias. Outra atração é o Morro da Cruz. Lá do topo é possível ter uma vista panorâmica da região. Quem tiver um tempo maior, deve conhecer também a zona rural da cidade. Cachoeiras, trilhas e atrações campestres se estendem por vários quilômetros. 

Arquitetura histórica e religiosa
Com 157 anos de emancipação e 212 mil habitantes, Itajaí ainda carrega consigo traços dos antepassados. E esta percepção torna-se ainda mais forte na parte arquitetônica do Centro, mesma região por onde desembarcaram os imigrantes açorianos. Não é difícil circular e dar de cara com construções antigas, algumas já restauradas, como o prédio da Receita Federal. Logo em frente está a Igreja da Imaculada Conceição, cenário de muitos casamentos e celebrações religiosas. Também fica na região central a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, monumento que mescla diferentes estilos da arquitetura mundial e virou referência nacional pela estética. No Bairro Cabeçudas, na praia de mesmo nome, fica a Capela Santa Teresinha, mais um monumento religioso que atrai turistas e moradores.

Extras
Itajaí fica localizada em uma região turística chamada de Costa Verde & Mar. São 10 municípios que entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018 receberam mais de 3 milhões de visitantes. Turistas e moradores que circulam se impressionam com diferentes atrativos turísticos. Roteiros culturais, de ecoturismo e turismo de aventura, além do primeiro circuito de cicloturismo do país que passa por paisagens rurais e urbanas. Praias, lazer, gastronomia, natureza, cenários incríveis e muita diversão são ingredientes certos da Costa Verde & Mar. 



COMO CHEGAR


De carro ou ônibus: Itajaí fica localizada às margens da BR-101, no Litoral Centro-Norte de Santa Catarina. É o caminho ideal para quem vem de Curitiba (PR) ou do Rio Grande do Sul. Já quem vem pelo Oeste catarinense pode seguir pela BR-470 até o Litoral.

De avião: o aeroporto mais próximo é o de Navegantes. A partir dele, com transporte público (ônibus, táxi, uber) até o Centro de Itajaí leva cerca de 15 minutos. Há também a possibilidade de desembarque no aeroporto de Florianópolis, cerca de 100 quilômetros de distância.

De navio: Itajaí recebe cruzeiros marítimos e tem estrutura para isso. Além disso, os transatlânticos também fazem paradas em Balneário Camboriú e Porto Belo, duas cidades vizinhas e que integram a Costa Verde & Mar.