5 dicas do que fazer na Ilha de Porto Belo (SC)


Com a visitação de 1,7 milhão de pessoas desde que abriu as portas, em 1996, a Ilha de Porto Belo é um dos recantos naturais de Santa Catarina. Com a administração privada, além de qualificar o atendimento, o meio ambiente saiu ganhando, já que além da capacidade de carga homologada pelo Ibama de 1.879 pessoas por dia, o espaço é repleto de regras ambientais, como o cuidado com o uso de vidros, a proibição da venda de cigarros e de material plástico que possa gerar microlixo. Além de que tem uma beleza única e especial. Confira o que dá para fazer por aqui.

Trilha ecológica
Quem ama estar em contato com a natureza, encontra na Ilha de Porto Belo uma trilha de cerca de uma hora, com médio grau de dificuldade e muita beleza da flora e fauna nativas. É um circuito de 1,3 mil metros em meio à Mata Atlântica. Há cobrança de ingresso no valor de R$ 15 por pessoa, para manutenção do espaço. Crianças até cinco anos não pagam.

Atividades aquáticas
Entre as possibilidades há passeio de caiaque, banana boat e disco maluco. Estes dois últimos para quem curte adrenalina e velocidade, já que são equipamentos puxados por lanchas. Quem tem a manha de se equilibrar, também pode aproveitar o esqui aquático. A Ilha de Porto Belo também é reconhecida pelas trilhas subaquáticas. Com orientações sobre como mergulhar e as várias opções a atividade é garantia de diversão e segurança para crianças, praticantes iniciantes e também os mais experientes. O programa de seis trilhas, implantadas em parceria com o curso de Oceanografia da Univali, proporciona a encantadora experiência do contato com o ambiente e a fauna marinha da Ilha de Porto Belo.

Dia na praia
Para quem quer somente sentar de frente para o mar, descansar, molhar os pés na água límpida e praticamente sem ondas, a Ilha de Porto Belo também é o local ideal. Os momentos de relaxamento também levam muita gente a apreciar o lugar.

Ecomuseu
O Ecomuseu Univali é um espaço cultural que atua no resgate e na valorização dos costumes, dos hábitos e da história das comunidades litorâneas de Santa Catarina. Ossos de baleia e outras exposições recontam a história deste incrível local do Litoral catarinense. O funcionamento é das 9h até as 18h, todos os dias da semana de dezembro a março e a entrada é gratuita.

Gastronomia
Um restaurante, uma petiscaria e um quiosque natural garantem a comida na Ilha, para aqueles que preferem a comodidade a ter que carregar seu próprio lanche. O restaurante oferece o melhor da cozinha contemporânea regional, em ambiente agradável e charmoso, à beira-mar. Já a petiscaria estende o serviço à areia, com atendimento dos garçons, caso o visitante queira desfrutar dos deliciosos petiscos, bebidas e coquetéis sentados de frente para o mar. Já o quiosque tem sanduíches naturais, sucos, lanches no prato e coquetéis especiais.

Como chegar


A Ilha de Porto Belo fica no litoral Centro-Norte catarinense, a 65 quilômetros ao Norte de Florianópolis, no município de Porto Belo. O traslado pode ser feito pelos barcos da Associação dos Pescadores, no trapiche municipal, além de por outros serviços de transportes marítimos ao longo da baía de Porto Belo, ou ainda pelas escunas do Porto dos Piratas, em frente à Igreja Matriz.