5 dicas para curtir as férias em família sem gastar muito


Viajar em família exige cuidado e planejamento para escolher um destino com atrações que agrade a todos, que renda boas lembranças e que ainda se encaixe no orçamento, que nem sempre é grande, especialmente no fim do ano. Mas, não se pode deixar passar em branco a época de férias, não mesmo. Ainda mais com crianças, a dica é dar um jeitinho para aproveitar da melhor maneira

1. Pesquise seu destino: hoje em dia é muito mais fácil ter acesso às inúmeras opções. Pesquise nas páginas oficiais do lugar escolhido, em blogs, sites especializados, redes sociais, troque informações, leia avaliações e classificações, peça dicas a quem já foi. Isso vai te ajudar a encontrar as atividades perfeitas para manter a sua família entretida.

2. Fale com seus filhos: é importante ter uma conversa com seus filhos antes para não gerar expectativas, e ter certeza de que eles entendem que é preciso seguir um orçamento para a viagem. Outra grande dica é dar uma quantidade de dinheiro para gastar em doces, jogos, etc. Com essa ação simples, eles ficarão felizes em fazer parte da "equipe" e começar a se sentir mais independentes.

3. Considere o que você come: essa é uma boa dica para quem precisa economizar. Opte por lugares como flats, que possuem cozinhas nos apartamentos e permitem cozinhar a própria comida. Airbnb é também uma boa opção, que pode ser mais barata e ainda permite vivenciar um pouco mais a cultura local. Outra dica é preparar lanches para as refeições durante o dia, como sanduíches, em vez de comprar comida nos parques, praias ou florestas, por exemplo.


4. Reserve um carro alugado: antes de viajar, dê uma olhada nas opções de aluguel de carros em seu destino - sempre há promoções e cupons para garantir o melhor preço disponível. Algumas empresas estão facilitando essa busca e trazendo promoções em épocas específicas. Agora é possível verificar preços e condições que melhor se adaptam às suas necessidades. Você também pode se inscrever em programas de desconto para conseguir economizar ainda mais.

5. Atrações gratuitas: no Brasil, Estados Unidos ou Europa, sempre existem algumas atrações que cabem no bolso e são um verdadeiro “achado” para quem não quer gastar muito. São dias específicos do mês em que a visita em museus é gratuita, promoções locais ou ainda ofertas para estudantes ou crianças. Pesquise bem antes de ir para montar seu planejamento e aproveitar bem as atrações gastando pouco.