4 passos para tirar o Visto Americano



O passaporte brasileiro está entre os mais valiosos do mundo. Graças à diplomacia, o Brasil se mantém neutro em relação à boa parte dos outros países e, com isso, garante que as portas estejam abertas para nós, brasileiros, em 103 países. O dado é oficial do Ministério das Relações Exteriores e esta lista você conhece aqui.

            Um dos mais queridos pelos brasileiros é o Visto Americano. As passagens em promoção, o sonho da América e o desejo de conhecer um novo país fazem dos Estados Unidos um dos mais procurados por quem vive no Brasil. São nove diferentes modalidades de pedido: turista, bebê, negócios, estudante, trânsito, trabalho, noiva, tripulante e religioso.
A solicitação do visto deve ser feita em um dos quatro consulados americanos no país, localizados em Brasília (embaixada), São Paulo, Recife, Porto Alegre ou Rio de Janeiro. Todo solicitante é obrigado a comparecer primeiro no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) que é o serviço de pré-atendimento. Nele, o interessado tirará uma foto e serão recolhidas as impressões digitais, dados que ficarão numa base de dados do Consulado Americano. Somente depois disto feito é que ele deverá comparecer para entrevista na data e horário e agendados.

Leia mais: Visto americano poderá ser feito em um dia e um só lugarem Porto Alegre


Atenção: menores de 14 anos ou maiores de 79 anos, assim como aqueles que vão somente renovar o visto estão isentos da parte da entrevista. Para estas pessoas, basta solicitar o Visto Americano apenas indo ao CASV. São sete no país, em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo (onde existem dois), Recife e Rio de Janeiro (veja a lista completa no final deste post). Nesses casos o Consulado Americano se reserva o direito de chamar o solicitante para uma entrevista se entender necessário, mas não é regra.

Para facilitar o passo a passo, o Passaporte Oficina detalha cada medida a ser tomada.

O primeiro passo é preencher o formulário DS-160 no Site Oficial do Centro Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento do Estado Americano. Depois de preenchido é necessário imprimir. Este é um documento oficial, não pode conter rasuras ou erros. O preenchimento dele é somente pela internet e deverão constar dados pessoais. Fique muito atento. Cerca de 60% das negativas ocorrem por preenchimento errado do formulário.

Depois de preenchido o DS-160, o segundo passo é criar uma conta no site oficial de agendamento do Departamento do EstadoAmericano. Neste local você emitirá o boleto para pagamento da taxa do Visto Americano ou pagar a Taxa do Visto Americano por cartão de crédito internacional. Tem que ser internacional porque esta é uma transação com o governo dos Estados Unidos. Novamente fique atento aos detalhes dos dados, já que eles servirão para o envio do seu passaporte com o visto.  No mesmo endereço eletrônico você fará o agendamento para comparecer no CASV e o agendamento para comparecer na entrevista do Consulado Americano. Depois de agendada, imprima a confirmação.

O terceiro passo é comparecer pontualmente no dia e horário agendados pelo site. Não se esqueça que o endereço será na cidade onde você agendou para tirar a foto e colher as impressões digitais. Além do passaporte atual, o solicitante deverá levar os antigos, a confirmação do formulário DS-160 e a confirmação de agendamento impressos. Sem estes documentos, a equipe de triagem já barra as pessoas na porta!  Os passaportes, a confirmação DS-160 e a confirmação do agendamento serão devolvidos para que sejam apresentados na entrevista do Visto Americano. Mesmo depois de olhado no CASV, não rasure ou escreva nada. Estes são documentos consulares e só serão aceitos se estiverem como da forma original. Se precisar anotar algo, leve outro papel para fazer isso.

O quarto e último passo é comparecer ao CASV na data e hora marcada na entrevista do Visto Americano, que será realizada no Consulado Americano de sua escolha (Brasília, Recife, São Paulo, Porto Alegre ou Rio de Janeiro). Neste dia, leve o passaporte novo (e antigos se tiver), a confirmação da DS-160 e a confirmação de agendamento. Novamente, se faltar algum destes documentos, o interessado nem é autorizado a entrar no local da entrevista. Outro dado importante: neste dia leve documentos que comprovem seus vínculos no Brasil, como fotocópia de contas de banco, carteira de trabalho, contrato social ou o que mais possam comprovar sua relação com o Brasil. Visto concedido, basta aguardar que o consulado envia o documento para o endereço fornecido nos formulários. O prazo é o de 10 dias úteis.

Veja quais os endereços do Consulado Americano no Brasil
Brasília - Embaixada
SES – Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03, via L2
Brasília, DF – CEP: 70403-900

Recife
Rua Gonçalves Maia, 163
Bairro Boa Vista Recife, PE – CEP: 50.070-060


Rio de Janeiro
Av. Presidente Wilson, 147 Castelo
Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20030-020
Entrada pela Rua Santa Luzia

São Paulo
Rua Henri Dunant, 500,
Chácara Santo Antônio,
São Paulo, SP – CEP: 04709-110

Veja os endereços dos CASV no Brasil
Belo Horizonte
R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia
Belo Horizonte - MG - CEP: 30150-330

Brasília
Ed. Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B60 sala 340 – Setor Comercial Sul
Brasília, DF – CEP: 70333-900

Porto Alegre
Av. Carlos Gomes, 1501 – Três Figueiras
Porto Alegre – RS – CEP: 90480-005

Rio de Janeiro
Edifício Lagoa Corporate – Rua Humaitá, 275- Loja A – Humaitá
Rio de Janeiro - RJ – CEP: 22261-001

Recife
Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949 - Pina
Recife - PE – CEP: 51110-130

São Paulo (Vila Mariana)
Av. José Maria Whitaker, 370 - Vila Mariana
São Paulo - SP – CEP: 04057-000

São Paulo (Pinheiros)
Gualter Building – Av. São Gualter, 308- Alto de Pinheiros

São Paulo - SP – CEP: 05455-000