13 sugestões para que sua resolução de Ano Novo seja viajar

Difícil escolher o melhor destino em 30 países visitados. Confesso que meu coração bate de maneira diferente para Cape Town, na África do Sul, mas cada um dos cinco continentes tem motivos mais do que especiais que valem cada recordação na memória ou cada foto publicada no Instagram (@ricruas). Experiência que me dá autoridade para sugerir alguns dos momentos mais incríveis e que, talvez, incentive você também a cair neste mundão.  Anote as dicas e carimbe o passaporte em 2018.


1)    Atravesse a Brooklyn Bridge a pé, de Manhatan para o Brooklyn (Nova York), e coma um wrap de salmão com berinjela no Clark’s.


2)    Suba a Lion’s Head (Cape Town, África do Sul) à tarde e espere para descer quando o sol estiver se pondo no Atlântico. Foi o pôr do sol mais incrível que já vi na vida.

3)    Ande de metrô em Toronto (Canadá) e tire um dia para descer de estação em estação e conhecer os arredores.

4)    Conheça a Zona T de Bogotá (Colômbia) durante a noite, sente em um bar, faça amigos e siga com eles para uma balada em alguma das muitas boates.

5)    Visite Sausalito, vizinha a San Francisco, que tem uma vibe de cidadezinha do interior e uma vista maravilhosa da Golden Gate.



6)    Tenha a companhia de um nativo para um jantar típico na Malásia. Já vale na capital, Kuala Lumpur, que apesar de mega moderna mantém bairros bem tradicionais.


7)    Visite as cidades históricas vizinhas a Bangcoc, na Tailândia, e conheça de perto o mercado flutuante e a reserva de elefantes, onde é possível tomar banho no rio com eles.

8)    Invente de última hora de conhecer Boracay, nas Filipinas, só porque leu que é um dos 100 lugares para se visitar antes de morrer. E se encante com a ilha de mar azul e gente de hábitos bem peculiares.


9)    Veja a dança tradicional indonésia no Templo Uluwatu ao mesmo tempo em que faz uma ode ao sol, que vai se pondo no Oceano Índico, bela moldura para os cenários de Bali.

10)  Faça um churrasco de frente para o mar na Praia de Bondi (Sydney), lembrando que o acompanhamento não pode ser bebida alcóolica, já que na Austrália é proibido beber na rua.


11)  Caminhe pela Praça do Comércio em Lisboa, admire o Rio Tejo e coma arroz de mariscos num dos vários restaurantes da região.


12)  Atravesse o Rio da Prata num Buquebus entre Buenos Aires (Argentina) e Colônia Sacramento (Uruguai) para curtir a pitoresca cidadezinha e seu pôr do sol incrivelmente lindo nesta época do ano. 


13)  Circule pela cidade antiga em Jerusalém (Israel), conheça de perto o cenário da história de Cristo e perceba a fé no Muro das Lamentações. Depois, dirija até o Mar Morto, mergulhe e confirme que não é possível afundar por lá por causa da quantidade de sal.


*Dicas do viajante Ricardo Ruas.