Para curtir as férias: Santa Catarina além do mar

Santa Catarina tem seus encantos. Conhecidas pelas belas praias, a região oferece opções que vão além da areia e do mar e que são tão atrativas quanto. Contato próximo com a natureza, possibilidades de se desconectar e curtir paisagens e passeios a pé, de bike, com a família ou amigos. E tem ainda uma festa incrível de Natal que respiras as tradições alemãs. Cultura e muito turismo te aguardam nas terras catarinenses. Conheça algumas sugestões e aproveite suas férias na região:


- Circuito do Caminhante: que tal conhecer uma região andando por ela? Assim é esse circuito, o primeiro planejado e programado do Brasil. São 200 quilômetros que passam por Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rodeio, Ascurra e Apiúna, cidades do Vale do Itajaí e do Alto Vale catarinense. São aproximadamente 25 quilômetros por dia.  Em todo o percurso, os visitantes podem conhecer um pouco da cultura local das cidades colonizadas principalmente por alemães e italianos, as belezas naturais e a culinária local. Todo o trajeto é sinalizado com placas e os pernoites são feitos em hotéis e pousadas da região. Mais informações no site.


- Cicloturismo da Costa Verde & Mar (SC): que tal aproveitar as férias para pedalar? Com 270 quilômetros, este é um dos primeiros roteiros do Brasil que liga interior e litoral e cruza os municípios de Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Ilhota, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. O trajeto varia entre áreas de nível baixo e itinerários que exigem mais resistência, por isso, é necessário que os praticantes avaliem os percursos escolhidos antes do passeio. Quem completar a quilometragem total pode requerer um certificado oficial. Segundo dados do Consórcio Intermunicipal de Turismo, cerca de 3 mil pessoas seguem o roteiro por ano. Todas as informações como mapas e trajeto estão detalhados no site da Costa Verde & Mar.


 - Fazzenda Park Hotel: você e sua família nem precisam sair desse resort de luxo para garantir férias divertidas. Que tal o seu filho fazer uma oficina de argila? Ou você aproveitar um show com grandes estrelas da música como a banda Paralamas do Sucesso ou a dupla Chitãozinho e Xororó? Nesse hotel em Gaspar é possível. A cada final de semana é preparada uma programação diferente, inclusive com shows. São mais de 2 milhões de metros quadrados, que garantem o contato com a natureza e animais da fazenda. São mais de 40 cavalos e 50 bicicletas à disposição dos hóspedes. Aproximadamente 1,5 quilômetro de lagos com pedalinhos para pescaria. Sala de jogos e cancha de bocha, quadras de tênis e de vôlei de areia, campo de futebol e futebol de areia, piscinas externas, aquecidas e jacuzzi, trilhas ecológicas e atividades de aventura, como quadriciclo, tirolesa e arvorismo. Tudo com cinco refeições inclusas nas diárias e uma equipe de recreadores treinados e qualificados. Curtiu essa opção? Então veja todos os detalhes no site.


- Weihnachtsfest – Natal na cidade mais alemã do país: o Natal de Pomerode valoriza a cultura e a tradição dos colonizadores germânicos, com um resgate cultural. Realizada entre os dias 11 de novembro e 23 de dezembro, com programação de quinta a domingo, a Weihnachtsfest tem atrações para toda a família. A Tannenbaum (árvore de Natal) tem 13 metros de altura e foi decorada como antigamente, com bolas de cristal, seguindo os costumes tradicionais na Alemanha. O grande Schwibbogen, um arco natalino com três metros de comprimento, é uma atração inédita no Brasil. Outra atração única é a Pirâmide Natalina alemã com 10 metros de altura, um presépio em andares que se movimentam. O projeto foi trabalhado pela única Escola de Tornearia em Madeira do Brasil, estabelecida em Pomerode, e a técnica veio da região de Erzgebirge, onde nasceram os brinquedos de madeira germânicos. O Papai Noel também veio de malas prontas e conversa com os pequenos em português e alemão. E para os apaixonados pela gastronomia típica, os deliciosos pratos alemães não poderiam ficar de fora. Além da praça de alimentação, na Casa da Oma os visitantes poderão aprender receitas e participar das oficinas de Plättchen (bolachas decoradas). Mais informações na página.