Companhia aérea pesa passageiros no embarque


A medida é para calcular o peso total transportado pela aeronave e assim, ter mais precisão na quantidade de combustível necessária em cada voo

A companhia aérea da Finlândia Finnair adotou uma novidade nos procedimentos e passou a solicitar aos passageiros que se pesem antes de entrarem no avião. A ideia não tem nada a ver com o preço da passagem, mas sim para obter com precisão o peso total que será transportado pela aeronave para então calcular a quantidade necessária de combustível em cada voo.

A empresa busca um comparativo entre os números reais dessa pesagem com os valores que são usados hoje em dia determinados pela Agência Europeia de Aviação Civil (Easa), em que indica o peso padrão para homens sendo de 84,6 quilos, 66,6 quilos para mulheres e 30,7 quilos para crianças abaixo de 12 anos.

A Finnair avisa que os dados coletados são sigilosos e anônimos e apenas um funcionário terá acesso. Este procedimento é voluntário. De acordo com a BBC, a companhia precisa alcançar o número de 2 mil pesagens para ser possível ter um parâmetro válido do peso médio dos passageiros. Até o começo do mês de novembro, foram contabilizados 180 voluntários que toparam subir na balança.