Roteiro de 3 dias em Porto Belo (SC) para curtir o feriadão de outubro


Porto Belo é uma das grandes boas surpresas do Litoral catarinense. O nome da cidade reflete as incríveis paisagens que reúnem a beleza das praias e a conservação da Mata Atlântica com a herança dos colonizadores açorianos. O charme fica por conta também da vila de pescadores que é rodeada por um cenário natural impressionante.

Durante a alta temporada, de novembro a março, a cidade ferve com turistas de diversos cantos do país e do Exterior. Mas em outubro, Porto Belo já começa uma programação intensa para atrair turistas, principalmente no feriadão do dia 12, aproveitando a imensa variedade de festas que ocorrem nesta época em todo o estado catarinense. Porto Belo também tem a sua festa do mês: o Festival do Camarão, que chega à quarta edição este ano.

Para quem quer aproveitar o feriadão para conhecer os encantos desta cidade, e já ter um gostinho para retornar na temporada, quem sabe, o Passaporte Oficina preparou um roteiro do que fazer em três dias em Porto Belo, mais precisamente, de 13 a 15 de outubro. E tem opção para os mais variados gostos. Confira:


Sexta-feira 13/10:

Você gosta de desbravar novos lugares e curtir a natureza? Então vale a pena conhecer a Reserva Morro do Zimbros, com uma trilha com 1,2 quilômetros de extensão que passa pela mata atlântica preservada. No local, visitantes recebem binóculos para observar aves e espécies ameaçadas de extinção. Para terminar o passeio, um mirante com uma vista sensacional para diversos pontos de Porto Belo, como a Ilha de Porto Belo, Caixa D’Aço e da cidade de Itapema. Guias acompanham a caminhada. Agende a visita:
Fone: (47) 3369-4022 / www.morrodoszimbros.com.br

Aproveite para conhecer também o Alambique Pedro Alemão. O lugar exista há quase 50 anos e é muito visitado por moradores, turistas e apreciadores da cachaça artesanal. O espaço oferece ainda uma linha de licores, mel e melado.  Funciona de segunda a sábado das 8h às 18h. A entrada é gratuita.
Endereço: Rua José Noeli da Cruz, 3965, Alto-Perequê

Se você curte algo mais radical, o município tem diversas opções também. Um dos primeiros circuitos de cicloturismo a ligar interior e litoral no país, passam por Porto Belo, na praias Vermelha, Grande, Armação de Itapocorói e Alegre. O roteiro completo tem 270 quilômetros e passa por mais 9 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (Citmar).
Fone: (47) 3404-8000 / www.costaverdemar.com.br/cicloturismo


Sábado 14/10

Praias com águas cristalinas e com visual paradisíaco. Sim, Porto Belo tem! Um programa pra fazer sozinho, em casal, com família ou amigos. A Ilha de Porto Belo é uma das principais atrações. Para chegar até o local, basta pegar um barco que sai no trapiche municipal, na área central da cidade, por outros serviços de transportes marítimos ao longo da baía de Porto Belo, ou ainda pelas escunas do Porto dos Piratas, em frente à Igreja Matriz. A travessia tem duração de 10 minutos e ao chegar à ilha, o turista tem uma boa infra-estrtura à disposição com quiosques, atividades náuticas e lazer, restaurante, loja de souvernirs. É possível também mergulhar com snorkel, caminhar por trilha ecológica e curtir outras atrações como passeio de caiaque e banana boat. Dá pra passar o dia todo neste ponto. www.ilhadeportobelo.com.br


Domingo 15/10

Este é o dia de curtir a cidade e a gastronomia. Dá para percorrer o simpático e acolhedor Centro a pé. As lojinhas de artesanato e souvenirs são boas dicas para conhecer e levar lembranças da viagem. E para se deliciar na culinária local, a nossa dica é super especial: o Festival de Camarão, que, como o próprio nome diz, traz este crustáceo como a grande estrela dos pratos e será servido em diversas variações: soltinho, empanado, pastel, entre outros. No domingo, a partir das 12h será servido gratuitamente um Risoto de Camarão, que está sendo preparado em uma imensa panela para servir 3,5 mil pessoas. Será na Praça da Bandeira, também no Centro da cidade. Imperdível!


Anotou todas as dicas? Então aproveite e curta muita seu feriadão em Porto Belo. Faça lindos registros e compartilhe com a gente!