Como curtir a Oktoberfest em 24 horas


A maior festa alemã brasileira já começou. A Oktoberfest, realizada no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC) já está a todo vapor com uma programação recheada de atrações que encantam turistas de todo o mundo. No fim de semana do feriadão do dia 12 de outubro a cidade recebe muitos      visitantes que aproveitam para emendar e curtir uns dias a mais de folia e chope! Para quem quer umas sugestões do que fazer e por onde começar, o baterista Marco Aurélio Reis, da Banda Cavalinho, a mais tradicional da festa e que participou de todas as edições, dá cinco dicas para curtir a cidade e o clima da Oktober em 24 horas:

1. Gastronomia:
Durante todo o ano, você encontra restaurantes típicos pela cidade, mas nessa época o clima invade todos os estabelecimentos, então será fácil encontrar pratos da culinária alemã. Aproveite para experimentar os mais pedidos: spätzle, curry wurst, eisbein, marreco recheado, bratwurst e batata recheada.

2. Museu da Cerveja:
Aproveite enquanto os pavilhões não abrem para conhecer o Museu da Cerveja, bebida que move a Oktoberfest e que deu a cidade o título de Capital Nacional da Cerveja. Fica no Biergarten, próximo à Rua das Palmeiras, e lá é possível entender como a história da cidade se mistura com a paixão por essa bebida. Inclusive, você poderá conhecer os equipamentos da primeira cervejaria da cidade.

3. Desfile na Rua XV de Novembro:
Se você for curtir a festa na quarta ou no sábado poderá acompanhar também o tradicional desfile, que é realizado somente nessas datas e é uma das maiores atrações da festa. Carros alegóricos, bandas, fanfarras, grupos folclóricos e a Realeza da Oktoberfest encantam a todos com sua riqueza cultural e são um ótimo esquenta para seguir para o Parque Vila Germânica.

4. Clubes de Caça e Tiro:
Com a abertura dos pavilhões, você pode aproveitar o movimento mais tranquilo para conhecer a tradição dos clubes de caça e tiro. Hoje, em Blumenau, existem cerca de 40, que se dedicam a cultivar as tradições germânicas. Diariamente são realizadas competições do Rei do Tiro, uma modalidade esportiva de tiro ao alvo organizada pelo Schützenvereine (Sociedade de Atiradores) da cidade e que qualquer turista pode participar. Todos os dias, no Setor 1.

5. Música e dança:
Animação garantida durante todos os dias. A mistura da música alemã com outros estilos está na alegria da festa. Hits famosos como a da Marreca, o Chopp Motorrad e o Alemão de Blumenau colocam o público para dançar a noite toda. “As dançarinas preparam coreografias e novidades todos os anos, não tem como ficar parado”, conta Marco, da Banda Cavalinho.



Instagram: /cavalinhoficial