Vale Europeu celebra 10 anos do Circuito do Caminhante, o primeiro planejado e programado do Brasil



Santa Catarina se destaca quando o assunto é Ecoturismo e Turismo de Aventura. No Vale Europeu (que tem este nome pela forte colonização daquele continente, mantida até os dias de hoje) uma feira marcará a celebração dos 10 anos do Circuito do Caminhante, o primeiro planejado e programado do Brasil. Um grupo de ecoturistas caminhará por nove dias pelos mais de 200 quilômetros que passam por Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rodeio, Ascurra e Apiúna.
‘“Não é preciso ser um atleta profissional para participar. Teremos um carro de apoio acompanhando todo o trajeto. Os pernoites serão em hotéis e pousadas da região e lanches também estão no pacote”, explica Fabiano Pasqualli, sócio da Ativa Aventuras, que está organizando a caminhada.
Uma cartilha, entregue no momento da inscrição, orientará o caminhante, que vai carimbar um passaporte ao passar pelos empreendimentos e atrativos turísticos e ganhará um certificado ao completar o circuito que será realizado em nove dias, com caminhadas que variam de 20 a 25 quilômetros diários.
De 22 a 24 de setembro, ainda, uma programação intensa fará parte do cronograma da Feira de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu. O evento será no Parque Municipal Jorge Hardt, em Indaial, com entrada gratuita.

Programação para toda a família
Além da exposição de materiais de aventura durante todo o final de semana, quem passar pelo Parque Municipal Jorge Hardt vai encontrar ações, como caminhada, pedal noturno, prova de cross country, escalada, bungee jump e voo panorâmico. Os participantes também poderão aproveitar o bar nas alturas, a Feira Gastronômica, a Feira de Artesanato e as apresentações artísticas.
“A expectativa é que mais de 8 mil pessoas visitem o Festival. Será mais uma oportunidade de relembrar o quanto nossa região é forte e conquista gente de todo o país e até do Exterior”, diz o presidente da Associação de Desenvolvimento do Turismo Ecológico do Vale do Itajaí e sócio proprietário da Seledon Turismo e Treinamento, Maicon Morh. A programação completa e mais informações da Feira do Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu estão no site do CIMVI.