Saiba quando é baixa temporada para viajar mais barato pelo mundo


Talvez uma das grandes dicas para baratear viagens é fugir das altas temporadas, período em que há muitos visitantes nos lugares, os preços sempre sobem e os custos finais inflam além da conta. Mas nem sempre o “off-season” tem a mesma relação ao redor do planeta e não considera somente Verão/Inverno ou férias escolares. O Luggage Factory (luggagefactory.com) criou uma lista que o Passaporte Oficina divide agora. 

África


A região do Marrocos está em baixa temporada nos meses de janeiro e fevereiro. Mais abaixo no mapa, no Oeste Africano, região de Gana, o período mais interessante é entre setembro e dezembro. Quem optar por conhecer Botsuana, Namíbia e Zimbábue tem um período maior: de janeiro a abril e ainda novembro e dezembro. Já todo o Sul do continente africano, como África do Sul, a melhor época é de maio a setembro.

Ásia


Com boa parte do território em continente Asiático, a Rússia (e também a Sibéria), podem ser visitadas de maneira mais barata entre janeiro e abril, ou nos meses de novembro e dezembro. Só se prepare para o frio. A região do Irã tem melhores indicações para visita entre junho e agosto. Na Índia a dica é ir de junho a setembro. E já para a Tailândia o período é entre março e junho.

Austrália/Europa


Na Austrália a baixa temporada é entre maio e agosto. E na maioria dos países da Europa, entre janeiro e março e depois nos meses de novembro e dezembro.

América


Na América do Norte, Vancouver (no Canadá) aplica os melhores valores no período de janeiro a março e depois entre setembro e dezembro. A região central dos Estados Unidos, como no Colorado, a dica é visitar entre setembro e outubro. A região do Havaí tem melhores condições de abril a junho. E a parte Sul dos EUA, como Miami e Orlando, a recomendação é viajar entre abril e setembro (exceto junho e julho, período de férias escolares).


Na América Central e do Sul, Bonaire, Aruba e Curaçao podem ser visitadas praticamente durante todo o ano. Evite somente de janeiro a março que é quando os preços estão estratosféricos. Para a Colômbia e arredores, prefira conhecer entre agosto e outubro. O Rio de Janeiro é mais recomendado de abril a junho. E a Patagônia argentina ou chilena entre maio e setembro.