Dicas para conhecer lugares gastando pouco


Viajar é bom demais, mas para muitas pessoas pode ser um desafio financeiro, principalmente para poupar durante o ano e poder realizar aquela viagem dos sonhos. Hoje o Passaporte Oficina traz a dica da viajante Patrícia Wippel, que enquanto fez intercâmbio em Sevilha, na Espanha, aproveitou as facilidades para conhecer outros países na Europa e dá algumas dicas para quem quer economizar em cidades turísticas que são bem caras, como Amsterdã e Paris.

Companhias low cost - A dica é para quem vai para a Europa. Fique de olho sempre nas companhias aéreas low cost, como Ryanair, Vueling e easyJet. Vale pesquisar os preços mais baratos nas datas desejadas no site Skyscanner.net. Amigos já viajaram por apenas 1 euro. Eu comprei trecho de Sevilha a Londres por 20 euros. Dois inconvenientes que devemos considerar nestes casos: não vale a pena despachar bagagem (é cobrado um valor super alto, podendo chegar a 50 euros, o que não compensa), por isso, leve apenas uma bagagem de mão de 10 quilos; e geralmente os aeroportos destas companhias ficam distantes do Centro da cidade, tendo que pegar um ônibus (disponível nos próprios aeroportos) para chegar até a parte central. Geralmente são trajetos que podem durar de 40 minutos a uma hora e meia.

Free Tour – Se tem uma dica que vale muito a pena é essa! Pode ser feito em diversos lugares do mundo, inclusive em cidades que são consideradas super caras para o turismo, como Nova York, Paris e Amsterdã. Funciona da seguinte maneira: você encontra com guias locais em um ponto central da cidade e vai caminhando com um grupo por diversos outros locais turísticos. O guia conta a história e curiosidades em cada parada. São disponibilizados, geralmente, nos idiomas espanhol e inglês. Ao fim do passeio, você pode dar um valor ao guia que ache que valeu pela experiência. É opcional, mas pelo esforço que o guia faz em tornar o tour agradável e completo aos turistas, vale dar uma gorjeta. E mesmo que você ache cansativo fazer um tour guiado a pé, essa é uma das melhores maneiras de se conhecer um lugar, reparando em todos os detalhes pelo caminho, para descobrir as cidades. Por isso, escolha um calçado confortável e aproveite o passeio!

*No site do Free tour site você confere opções que são totalmente gratuitas e outras que são super baratas e valem a pena também.
**O site da Viagem e Turismo elencou algumas dicas de tour guiado pelo mundo que são ideais para quem quer pagar barato pelo serviço.