Diferenças culturais de viagem


Para os brasileiros pode soar como esquisito, mas são as regras de outros países. Confira algumas dicas para não cair numa cilada ou passar vergonha no Exterior.

Na Alemanha é proibido tirar foto nas piscinas públicas. Isso é uma forma de aumentar a proteção de crianças e proteger direitos pessoais de banhistas. Quem estiver com celular no recinto, pode acabar expulso como punição.

Na Tailândia, por uma questão cultural, você não deve tocar na cabeça das crianças. Para eles é a parte mais pura do corpo. Então, esqueça os hábitos brasileiros e somente toque nas pessoas se elas estenderem a mão para um aperto.

Em Cingapura é proibido mascar chiclete. Mas mais do que regra, é um hábito. E quem joga lixo na rua (incluindo o doce grudento), pode pagar multa e até ser preso se for reincidente. Detalhe: não é comum ver lixeiras nas ruas ou locais de grande concentração de pessoas, como estações de metrô. As pessoas carregam o lixo até chegar em casa.

Já na Dinamarca os restaurantes não podem cobrar pela água (a da torneira, potável), a não ser que esteja acompanhada de algo a mais, como gelo ou uma fatia de limão.


Não se assuste se na Finlândia não houver música tocando nos táxis. É que por lá os motoristas precisam pagar direitos autorais caso coloquem música no carro quando transportam clientes.