4 sugestões de bolsas de estudo pelo mundo


Estudar no Exterior é muito mais do que somente melhorar o currículo. A experiência é transformadora. Faz crescer pessoalmente, porque vivenciar outra cultura, conhecer outros povos, atuar fora da rotina nos faz mais fortes, mais aptos a encarar o mundo. O Passaporte Oficina fez um levantamento de quatro países em que há bolsas de estudo em diferentes níveis e áreas disponíveis. Vai que é um incentivo para aquela sua viagem ao Exterior!

Austrália
O governo daquele país está com inscrições abertas até o dia 30 de junho para um programa de bolsas de estudo integrais para especialização, mestrado, pesquisa e cursos técnicos. Além das mensalidades dos cursos e valores com a viagem (ida e volta), tem ainda contribuição para hospedagem e uma ajuda de três mil dólares australianos. Os interessados precisam apresentar certificado de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS) e ser aceitos por uma universidade australiana em alguma das modalidades do programa para que são concedidas as bolsas (Postgraduate Scholarship; Research Fellowship; Vocational Education and Training e Executive Fellowship). Inscrições até 30 de junho.

Espanha
O Programa de Bolsas Top España do Santander Universidades tem como objetivo incentivar que alunos de graduação e professores aprimorem seus conhecimentos no idioma espanhol e na cultura espanhola, por meio de um curso de três semanas em uma das instituições mais tradicionais da Europa - a Universidad de Salamanca. Em 2017, a 8ª edição tem participação de 31 universidades brasileiras conveniadas. Devem ser oferecidas 100 bolsas de estudo com viagem prevista já para julho. As inscrições vão somente até hoje (15 de maio). Confira no site.

Portugal
A barreira da língua é mais fácil de ser encarada neste país, mas nem por isso a experiência é menor do que em outro local do planeta. E para conseguir bolsas de estudo para Portugal existem alguns programas como o Erasmus Mundus, que determina algumas vagas para cursos de mestrado, doutorado e até mesmo pós-doutorado em instituições de ensino portuguesas. Confira aqui. Algumas instituições de ensino portuguesas oferecem bolsas de mérito ou de incentivo aos estudantes brasileiros. Se você se destacou, consegue desconto no valor da anuidade. Há ainda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que concede descontos de até 50% para estudantes cuja língua materna é o Português.

Itália

Quem tem proficiência na língua italiana pode se candidatar às vagas de bolsa de mestrado na Universidade de Messina (UniME). São 40 vagas integrais que incluem um subsídio mensal de 100 euros, isenção das taxas universitárias e alojamento gratuito em uma estrutura da própria universidade. Os interessados têm até às 12h (horário italiano) do dia 22 de maio. http://www.unime.it/it/international