Nove dicas de segurança para viagens ao Exterior


Locais de grande concentração de público, como museus e templos, sempre mantém avisos sobre os cuidados com batedores de carteira. E isso ocorre até no Museu do Louvre, em Paris! Ou seja, não pense que somente no Brasil você corre riscos. Na realidade, o grande segredo é estar atento, manter equipamentos e carteiras bem guardados e não descuidar. Agir como turista, alheio ao mundo, de olho apenas nos cartões-postais, não é a prática ideal. Mas se pintou um problema, o Passaporte Oficina dá algumas dicas:

Quando se perde/tem roubados bens
1)    Procure a polícia. Ela é quem dará o os encaminhamentos necessários, registrará a ocorrência e terá condições de ir em busca dos criminosos.
2)    Jamais vá atrás dos ladrões. Mesmo que você tenha presenciado os bandidos em fuga, não corra atrás. Além de ser arriscado, você pode ser confundido com um fugitivo.

Quando se perde/tem roubados documentos
3)    Procure uma delegacia para registrar a ocorrência e o consulado ou embaixada brasileira no país onde estiver.
4)    O representante do governo brasileiro poderá emitir um documento para retorno caso você tenha perdido o passaporte.
5)    Se perder dinheiro, saiba que a embaixada/consulado não tem a obrigação de reaver a quantia. O que eles podem fazer é entrar em contato com sua família no Brasil para solicitar a quantia necessária ao retorno.
6)    Se tiver cartões de crédito, acione a empresa para fazer o cancelamento. Os sites das bandeiras trazem os telefones de contato nas diferentes partes do planeta.

Dica de ouro!
7)    Sincronize câmeras com a nuvem, para – em caso de perda do celular – as fotos sejam mantidas.
8)    Se tiver fotos dos documentos necessários à viagem, elas também serão salvas e poderão ajudar em todo o trâmite necessário com delegacias e consulado/embaixada.

9)    Contrate um seguro viagem no Brasil para o período de sua estada fora do país. O ideal é não utilizar, mas caso aconteça algum imprevisto, você terá dinheiro suficiente para sair da enrascada.