Mapa conta a história de músicos de rua mundo afora


Para quem gosta de música, o StreetMusicMap é uma plataforma que pode ajudar você – durante as viagens – a conhecer um pouco da música local e até encontrar artista famosão por aí. O projeto é assinado pelo jornalista brasileiro Daniel Bacchieri e conta com mais de 1,2 mil vídeos de artistas de 93 países.

Publicados tanto no Instagram quanto no site próprio, os vídeos são curtinhos, entre 15 segundos e um minuto e mostram aos internautas artistas que se apresentam em estações de metrôs, praias, praças ou calçadas do interior e capitais do Brasil, e países como Rússia, Vietnã, Irã, Sudão, entre outros.

Para Bacchieri, o StreetMusicMap é uma reportagem diária sobre música de rua. "Eu me considero um repórter não importa o nome do meu cargo, porque eu sempre busco contar uma história, quando estou produzindo, escrevendo ou gravando. No projeto, eu estou reportando o que a rua oferece, então é reportagem", afirma ele ao portal Journalism in the Americas.


Gaúcho que atua em São Paulo, este projeto concedeu a ele uma bolsa de estudos na The City University of New York, onde ele pretende estudar Empreendedorismo em Jornalismo e buscar suporte de start-ups para fomentar recursos e garantir verba tanto para seu trabalho (até então apenas um hobby) quanto para o dos músicos.