As várias formas de se hospedar em uma viagem

Um dos itens indispensáveis no planejamento de uma viagem é a hospedagem. Escolher onde ficar leva em conta a questão preço, comodidade, distância dos pontos turísticos e até gosto pessoal. Além dos tradicionais hotéis, existe uma série de outras alternativas que o Passaporte Oficina destaca a partir de agora em três posts. Afivele sua mala e viaje com a gente.

...


Acampamento

O contato com a natureza, seja em meio a uma região de mata ou mesmo em uma praia, é o grande atrativo de quem curte encarar uma barraca. O pé no chão, a fogueira e suas labaredas, o banho de rio ou mar... Se for sua primeira experiência, não se esqueça dos itens básicos, como a forma correta de montar uma barraca.

Lembre-se também que, em meio à natureza, você tem maior possibilidade de ter encontros com insetos e alguns animais. Na dúvida, tenha os primeiros contatos com camping em parceria com outros campistas. E como lista de prioridades elenque: papel higiênico, canivete suíço, extensão elétrica (para tomada e para lâmpada) e isqueiro. Tem ainda a lanterna, o repelente, o kit de primeiros socorros e sacos plásticos para juntar todo e qualquer lixo produzido.

Para quem já está acostumado a conviver com outras pessoas em harmonia, dividindo “quintais” com outras barracas, a grande lição de um acampamento é fazer novos amigos, trocar experiências e criar laços para o resto da vida.

...


Motéis

No Brasil este tipo de estabelecimento está mais atrelado ao apelo sexual, entretanto, este é um meio de hospedagem comum nos Estados Unidos, por exemplo. São similares aos hotéis brasileiros, mas à beira da estrada, distante dos centros das cidades.

Pela América nada de espelho no teto ou cama redonda. Os motéis norte-americanos recebem principalmente caminhoneiros e motoristas, pela localização geralmente em autoestradas. A estrutura é mais simples do que a de hotéis, já que os motéis servem para cumprir a necessidade básica dos trabalhadores da estrada que é dormir.

Os motéis internacionais podem oferecer somente o quarto, mas alguns possuem ainda cozinhas equipadas com micro-ondas, frigobar e cafeteira. Dependendo da região em que se situam, podem ter piscina para o lazer e descanso de quem está horas dirigindo.

O Passaporte Oficina experimentou

Camping Gruta dos Anões – Fica em São Pedro, cidade do lado de Águas de São Pedro, no interior de São Paulo. Vale pela infraestrutura de qualidade, incluindo piscina para suportar o calor do Verão, pesque-pague e parque infantil. A jornalista Martha Kienast explica que é o local ideal para as famílias, porque tem atividades para todas as idades.

Motel 6 – Localizado em Orlando, na Flórida, é uma boa pedida para quem está de passagem e quer aproveitar algum dos parques da cidade norte-americana. O jornalista Ricardo Ruas explica que serve bem para dormir. E pronto. “Você chega tarde de todas as atividades, toma um banho e mergulha na cama até o dia seguinte, quando já sai para mais um dia de diversão”.