Viajando com os pequenos pelo mundo


A jornalista Luciana Zonta ama viajar. E ter filhos só fez aumentar essa paixão, agora compartilhada com os pequenos, Davi, 7 anos, e Nícolas, 2 anos, que desde a barriga já experimentaram algumas viagens. “Davi colocou o pé na estrada pela primeira vez com 10 meses de vida, em uma viagem de carro pelo Brasil, Uruguai e Argentina de quase 4 mil quilômetros”, comenta a mãe.

Viajando de trem entre Paris e Bruxelas.

Depois dessa primeira aventura, já acumulam outros destinos incríveis, como França, Portugal, Bélgica e Holanda. E tem mais, a bordo de diferentes meios de transporte: avião, metrô, trem, barco, ônibus, bike e até carroça, brinca Luciana. “Viajar é a grande escola, é onde enxergamos ao vivo e a cores tudo o que ele vê nos livros e apostilas. É quando eles treinam os próprios limites, a capacidade de se comunicar com crianças que falam outros idiomas”, revela.

Casa Pueblo , Punta Del Este, Uruguai.

O caçula Nícolas começou ainda mais cedo. Com cinco meses na barriga estava com a mãe curtindo 20 dias em Lisboa, Porto, Óbidus, Coimbra e Paris. Assim como todas as viagens feitas pela família, tudo foi devidamente registrado e compartilhado nas redes sociais com as hashtags #crianaestrada e #pequenoviajante.

Montevidéu, Uruguai.

Ah, mas como ela consegue viajar desse jeito e ainda aproveitar com filho pequeno? O segredo, de acordo com a Luciana, é o desprendimento e “não à pressa”. Ela explica que viajar com criança exige outro ritmo, mais calmo e contemplativo. “Ao invés de cumprir um roteiro de vários países em 15 dias, vá a apenas dois e explore bem cidades, os detalhes, os parquinhos de rua”, recomenda.


E se você, mamãe e papai mantêm esse espírito viajante e querem repassar isso aos seus filhos, saibam que não existe uma idade ideal. A Luciana dá mais uma dica neste quesito, aconselhando que cada família entende o seu próprio limite. “No nosso caso, viajamos com eles desde que são bebezinhos e adaptamos os roteiros de acordo com a fase da infância”, avalia.

Amsterdã, Holanda.

Precisa de sugestões de lugares para conhecer com os pequenos? Luciana diz para pensar além do mundo mágico da Disney e Orlando. “Antes de Estados Unidos, eu indico Paris, uma cidade linda e cheiaaaaa de atrações para os pequenos, e Bruxelas (Bélgica), onde tem um Museu do Brinquedo em que as crianças podem brincar com o acervo. Tenho lido bastante sobre Berlim, Alemanha (nosso próximo destino), e já deu para perceber que lá é outro lugar bem divertido para os pequenos. Ahhh, também amamos Montevideo (Uruguai) e seus parques e parquinhos por todos os cantos”.

E então, vamos arrumar as malas para curtir uma viagem em família cheia de bons momentos?


Museu do Brinquedo, Bruxelas.