Turismo religioso em outubro

A fé é um dos principais motivos que mobilizam as pessoas a viajarem. De acordo com o Ministério do Turismo, no Brasil existem 96 atrações religiosas divididas em 344 municípios brasileiros. Em outubro, um calendário de peregrinações e festividades movimenta o turismo em diversas cidades, mas tem lugares que recebem fiéis o ano inteiro. Como você já sabe, o ideal é sempre se planejar para viajar. Por isso, o Passaporte Oficina preparou umas dicas e uma lista dos principais destinos neste mês.

Para começar, algumas reginhas básicas para curtir com tranquilidade a viagem:

- Básico: nada de exageros na mala. Prefira roupas leves e confortáveis, mais discretas e respeitosas. Ou seja, decotes e peças curtas estão fora dos itens da bagagem. O tênis é quase um item obrigatório para aguentar as longas caminhadas.

- Hidrate-se: é sempre bom levar uma garrafinha de água. Não esqueça de levar na mala boné e protetor solar.
Dito isso, vamos aos destinos mais procurados. Veja o que mais lhe agrada e boa viagem!


Aparecida do Norte (SP) – Localizada a 188 quilômetros de São Paulo, a cidade abriga o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, a Padroeira do Brasil. E se você ainda não sabe, dia 12 de outubro é considerado feriado nacional por conta da celebração desta Santa. Por isso, o período reúne milhares de fiéis que participam de festejos, missas e manifestações à Nossa Senhora Aparecida.


Belém (PA) – Em outubro Belém também se destaca no turismo. Neste mês ocorre o Círio de Nazaré, o maior evento religioso do país e que atrai muitas pessoas para as ruas da cidade. O ponto alto da festa é no segundo domingo de outubro, quando é realizada a procissão com a imagem da Virgem de Nazaré. Nos outros dias, é possível acompanhar vigílias e romarias e conhecer uma Belém toda decorada para este importante evento.


Juazeiro do Norte (CE) – A 570 quilômetros de Fortaleza, esta é a cidade de Padre Cícero Romão (para muitos, o Padim Ciço). A tradicional Romaria de Finados começa no fim de outubro e termina no Dia de Finados, 2 de novembro, na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde está o túmulo de Padre Cícero. A população em Juazeiro do Norte neste período chega a triplicar, recebendo cerca de 500 mil pessoas.


Nova Trento (SC) – Na verdade, a época mais procurada neste município catarinense é em maio, quando ocorre uma peregrinação de 60 quilômetros para pedir ou agradecer ou fazer um  pedido à Santa Paulina.  Entretanto, este é o segundo lugar mais visitado por fiéis, peregrinos e romeiros e tem movimento o ano inteiro.