Oktoberfest pelo Brasil

Outubro está chegando e para os apreciadores do chope gelado e das tradições germânicas, esta é uma época empolgante e muito aguardada. Blumenau, em Santa Catarina, abriga a maior festa alemã das Américas e já está com os preparativos a todo o vapor. É verdade que essa é a Oktoberfest mais conhecida dos turistas, mas a paixão por este evento se espalhou pelo Brasil. Veja algumas cidades que também têm uma “Oktober” para chamar de sua.

Oktoberfest de Itapiranga (SC)


A primeira e mais antiga Oktoberfest do Brasil é a de Itapiranga, no Extremo-Oeste catarinense, que está em sua 38ª edição. Surgiu a partir da reunião de amigos que queriam celebrar as tradições germânicas e o evento se aperfeiçoou. Assim como se encontra em outras festas como essa, é possível acompanhar desfiles, apresentações de grupos culturais, comidas típicas e concurso de chope em metro. O diferencial aqui é o concurso de refri em metro, para as crianças. É possível participar de alguns jogos tradicionais como Schafkopf (jogo de cartas típico da Alemanha), truco e tiro ao alvo.
Quando: 23/10 – em Linha Presidente Becker e 7,8 e 9/10 – em Itapiranga
Informações:

1ª Oktoberfest Paulaner do Brasil – São Paulo (SP)


Uma das cervejarias oficiais da festa original, em Munique, a tradicional Paulaner, realiza a primeira edição da festa no Brasil, recriando toda a essência da Alemanha. Os visitantes poderão saborear delícias da culinária bávara e brindar com a Oktoberfest Bier, a cerveja criada especialmente para a festa. Ein Prosit!
Quando: 14 e 15 de outubro, Sociedade Hípica Paulista

Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS)


Seguindo o mesmo conceito, Santa Cruz do Sul se inspira nas tradições alemãs com um toque nacional. Conhecida como Festa da Alegria, chega a receber 400 mil pessoas durante os 12 dias. Esta é considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul e chega a sua 32ª edição. Na programação, além de atrações como desfiles, danças e apresentação de bandinhas alemãs, terão shows nacionais variados, que vão desde o DJ de música eletrônica Alok, do rap dos Racionais MC’s, ao funk de Mr Catra e forró-pop de Wesley Safadão. Neste ano, a novidade gastronôimca será a Feira das Cucas, uma área que deve abrigar até 20 empresas para comercializar o doce típico.
Quando: 5 a 16 de outubro

1ª Oktoberfest de Igrejinha (RS)


Tem apresentações artísticas, culturais e folclóricas, misturado a nomes da música sertaneja nacional, como Michel Teló e Luan Santana.
Quando: 14 a 23 de outubro


33ª Oktoberfest Blumenau (SC)


A maior e mais conhecida de todas no país, a Oktoberfest de Blumenau promete seguir atraindo milhares de visitantes do Brasil e do exterior. Aqui a música que embala a festa é praticamente 100% alemã, é regra! As bandas típicas, como Cavalinho e Vox 3, podem tocar um pequena porcentagem do seu repertório de outras músicas. Além da cerveja patrocinadora, é possível apreciar algumas artesanais da região, que é um dos pólos neste segmento. A comida também é um dos atrativos, além das apresentações e os desfiles de abertura e encerramento da festa, com carrinhos feitos especialmente para a data, que também homenageiam as tradições germânicas. Outro diferencial nesta edição serão cursos cervejeiros oferecidos pela Escola Superior de Cerveja e Malte, a primeira da America Latina. Mas este será tema de um próximo post. Acompanhe e fique por dentro aqui no Passaporte Oficina!
Quando: 5 a 23 de outubro