Embarque para a cidade da sua série favorita

Viciantes. Assim são as séries que se tornaram ainda mais presentes graças aos aplicativos de streaming, que possibilitam assistir aos episódios na tela do celular em qualquer local. Viciante também é ficar se imaginando nas locações mostradas na telinha, com aquele desejo de circular pelas ruas e poder dar de cara com as personagens. Se este encontro pode ser menos provável, visitar estas cidades é algo mais do que possível. E o Passaporte Oficina resgatou algumas das mais famosas séries e as regiões onde elas se passam. Veja qual seria o seu destino perfeito!

Friends – Nova York (Estados Unidos)


Esta série é antiga, marcou época e tem adoradores pelos quatro cantos do mundo. A saga dos seis amigos que lutam para se sobressair e progredir na competitiva vida de Manhattan é o mote dos episódios que utiliza do humor inteligente para contar as histórias. As ruas de Nova York servem de cenário. A cidade mais cosmopolita do mundo - e um dos principais destinos também – é retratada e ganha ainda mais visibilidade graças às 10 temporadas de risadas certeiras na Netflix.

Gilmore Girls – Connecticut (Estados Unidos) 


O revival desta série, prevista para estrear em 25 de novembro na Netflix, vem arrebanhando fãs ávidos para saber o que será mostrado agora, 16 anos depois do lançamento. Os sites já trazem spoilers da vida de Lorelai e Rory Gilmore, mas o Passaporte Oficina vai se ater Connecticut, estado que inspirou a cidade fictícia da série, Stars Hollow. Na tevê a cidade é fantasiosa, mas as atrações da região norte-americana que descrevemos agora são reais. O Submarine Force Museu é ideal para quem curte assuntos militares. Para programação diversificada com belos cenários, a dica é a Yale University e o Gillette Castle State Park. Entre os dias 21 e 23 de outubro, a Washington Depot, a cidade inspiradora da série, vai sediar um festival da série e contará com a presença de parte do elenco.

Ah, e tem mais uma dica. O estúdio da Warner Bros, em Los Angeles, abriga alguns sets de filmagem de famosos seriados, entre eles, Friends e Gilmore Girls. É possível fazer um tour guiado e conhecer as salas de figurino, depósito de mobília e cenários, com direto a algumas paradas para ver tudo de pertinho.

Narcos – Medellín (Colômbia)


A co-produção colombiana e brasileira traz Wagner Moura no papel de Pablo Escobar, traficante que comanda a propagação da cocaína nos Estados Unidos e na Europa, graças ao Cartel de Medellín. O narcotraficante é morto e o país consegue recuperar um pouco sua reputação, afastando a imagem de somente violência em seu dia a dia. A Colômbia tem metrópoles e cidades litorâneas, banhadas pelo mar azul do Caribe, por exemplo. Tem opções desde resorts à beira-mar a museus e vida noturna agitada.

Orange Is The New Black – Nova York (Estados Unidos)


Como no Brasil, cujos estados e cidades têm o mesmo nome (São Paulo/São Paulo e Rio de Janeiro/Rio de Janeiro), Nova York também é o nome de um estado e de uma cidade nos Estados Unidos. E é no território estadual que se passa a história de Piper Chapman, condenada a cumprir 15 meses numa prisão feminina federal por ter participado do transporte de uma mala de dinheiro do tráfico de drogas. Entre as principais cidades para se visitar estão Buffalo, a capital Albany e Niagara Falls, que faz divisa com o Canadá. Paisagens e atrativos que fogem do convencional daquela Nova York que estamos tão acostumados a ver.

Game Of Thrones - Belfast (Irlanda do Norte)


Os Sete Reinos da série ganharam vida em diferentes cidades do mundo. Belfast (na Irlanda do Norte), além de Espanha, Marrocos, Malta, Croácia e Islândia compõem a lista de lugares desejados pelos fãs. A fantasiosa história mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro de Westeros. Os cartões postais por onde a equipe passou nas sequências de gravação vão do glaciar de Vatnajökull, ao porto de Ballintoy, passando pelo Castelo de Gosford e a praia de Downhill Strand.

The Walking Dead – Kentucky (Estados Unidos)


Os zumbis que infestaram a cidade de Cynthiana, em Kentucky, estão se espalhando de maneira vertiginosa. Cabe ao oficial de polícia Rick Grimes juntar um grupo de sobreviventes para combater o fenômeno que atinge a região. Na vida real, sem os mortos-vivos, o estado do Kentucky é reconhecido pelos cavalos e as atividades relacionadas a eles. São Jóqueis Clubes, fazendas e parques voltados para a cultura equina. Aqui é a terra natal de Abraham Lincoln e Muhammad Ali. Visite os locais e museus dedicados a esses americanos influentes.