Qual cidade combina mais com o estilo do seu pai?

Dia dos Pais está chegando e se você pensa em fazer uma viagem com o seu, o Passaporte Oficina preparou uma lista com alguns estilos e cidades que com certeza ele adoraria conhecer. Veja com qual perfil o seu pai mais se identifica e já prepare o roteiro e reservas para sua próxima viagem em família!

Gastronômicos – são aqueles que adoram uma experiência com a culinária, com comidas e bebidas típicas e lugares exóticos ou tradicionais, que são referência por algum motivo que aguce o paladar. Uma boa dica para este caso é acompanhar e reservar alguns roteiros específicos para este fim: regiões de vinícolas como França ou, no Brasil, no Rio Grande Sul; mochilões cervejeiros pela Europa que passam por algumas cidades e países que são referência na produção da bebida, como Bélgica, Amsterdam e Praga; roteiros com dicas de restaurantes medievais pela Europa, entre outros. Aqui se encaixam os pais que curtem desde as comidinhas de rua, como os crepes de Paris, até os mais luxuosos bistrôs.



Cult – moderninho e antenado, este pai gosta de curtir atrações culturais, como teatros, musicais, shows, exposições, festivais. A dica é apostar em cidades cosmopolitas, que reúnem inúmeras opções neste estilo, como Londres, Nova York, Paris e Buenos Aires. No Brasil, podemos destacar Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.


Histórico – aquele pai que adora vivenciar o que aprendeu nos livros de história, de reviver o passado e conhecer mais profundamente culturas e tradições. O programa preferido é visitar museus, igrejas e monumentos.  Algumas dicas de cidades que seu pai vai amar são: Ouro Preto (MG), Roma, na Itália, e Berlim, na Alemanha. Podemos acrescentar ainda duas cidades que são consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das novas maravilhas do mundo moderno: Machu Picchu, no Peru, e Petra, na Jordânia, essa é considerada um dos maiores sítios arqueológicos do mundo.


Consumista – adora comprar: souvenir, roupas, perfumes, eletrônicos. Sempre que viaja já faz uma lista do que vai trazer de encomendas para si e para presentear amigos e parentes. E já vai preparado, contando com uma bagagem extra para trazer as compras e lembranças. Orlando e Miami são dois destinos que estão no roteiro e, claro, Nova Iorque também se encaixa aqui. Se quiser viajar para um local mais próximo para poder ir de carro, opte por Paraguai ou Argentina.


Sombra e água fresca – aquele pai que só quer saber de curtir com a família, sem se preocupar com mais nada, apenas com a piscina, o sol, a tranquilade e o descanso, sem nem olhar para o relógio. Para este perfil, o ideal é escolher resorts com o sistema all inclusive,  que além de tudo já adianta o pagamento da alimentação e evita ser pego de surpresa durante as férias, mais um motivo para ficar longe do estresse. Comodidade e conforto são palavras-chave. No Nordeste do Brasil existem boas opções em Maragogi (AL), Costa do Saiúpe (BA), Porto de Galinhas (BA) e Florianópolis (SC). No exterior, os destaques são Cancun, no México, e Punta Cana, na República Dominicana.


Você tem mais alguma sugestão bacana para dividir conosco? Escreva nos comentários, vamos adorar a dica!