Como estão a sua consciência e atitudes verdes?

Domingo (5/6) é marcado pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Não só nesta data, mas também nos outros dias do ano, queremos que as pessoas reflitam sobre a preservação dos recursos naturais e reforcem ações para minimizar os problemas ambientais. Nós somos responsáveis pela destruição e poluição do meio em que vivemos. Mas nós também podemos diminuir os impactos. Não basta descartar adequadamente o lixo e economizar água, por exemplo. Podemos fazer muito mais! Além desta reflexão, o Passaporte Oficina também destaca a importância dos viajantes manterem os bons hábitos durante as viagens. Confira as nossas cinco dicas de atitudes simples, mas que podem deixar as férias além de inesquecíveis, sustentáveis:


1     1. Vamos caminhar? Nada como conhecer os pontos turísticos com calma. Assim, você pode parar, tirar fotos e apreciar tudo a seu tempo. Se a próxima parada for longe, alugue uma bicicleta ou então, pegue ônibus, metrô ou trem.



2. Beba muita água, mas leve sua garrafa reutilizável. Já imaginou quantas garrafas plásticas você joga fora em uma viagem? Reutilize uma delas, ou então, leve sua própria garrafinha de casa. Para produzir as garrafas que são comercializadas, são necessários milhões de barris de petróleo. Ajude a evitar esse consumo desenfreado e colabore com o meio ambiente.


3. Você troca de toalhas todos os dias na sua casa? Não é porque você está em outro lugar ou pagando sua hospedagem, que você vai pedir para trocar todos os dias os lençóis ou toalhas. Sempre que possível, reutilize. Não precisa tomar banho de meia hora e muito menos deixar as luzes e ar-condicionado ligados quando não estiver utilizando. Reflita: você também paga essa conta.


4. Troque os papéis pelo digital - Você não precisa imprimir todos os tickets, certo? Você pode ter o bilhete do voo no seu smartphone escaneado nos aeroportos, por exemplo. Lembre-se, quanto mais papéis você imprimir, mais árvores são derrubadas.


5. Compartilhe suas ações - Seja exemplo e conte sobre seus hábitos de viagens. Assim como você recebe diversas informações importantes, os outros também buscam novas ideias! Multiplicar o conhecimento é essencial para todos, principalmente quando traz benefícios para o nosso meio.