Cinco destinos brasileiros para curtir o Inverno


Tem que ame, tem quem odeie, mas a verdade é que as baixas temperaturas rendem belíssimas paisagens e fomentam o turismo de diversas cidades brasileiras. Por isso escolhemos cinco destinos que são um charme durante o friozinho da estação. Dependendo da temperatura e local, é até possível fazer a linha "Frozen" e brincar na neve.


Campos de Jordão (SP)
Conhecida como a Suíça brasileira, a cidade fica na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo. Devido a sua intensa programação cultural, o município recebe milhares de turistas durante o Inverno. Seja pelas paisagens naturais como por sua arquitetura baseada nas construções europeias, Campos de Jordão oferece uma programação diversificada. De 2 a 31 de julho acontece o Festival de Inverno, considerado o maior evento da música erudita na América Latina.



Curitiba (PR)
A capital paranaense oferece opções de lazer para curtir o dia e a noite. Além dos passeios nos pontos turísticos da cidade como Jardim Botânico, Ópera de Arame e Museu Oscar Niemeyer, Curitiba é conhecida por sua gastronomia diversificada. Para quem gosta do contato com a natureza, uma dica é o passeio de trem que sai de Curitiba e vai até Morretes. A paisagem é de se apaixonar e ainda tem a opção de degustar o tradicional “barreado”, um prato típico do Paraná.



Gramado (RS)
Um dos destinos de inverno mais românticos do Brasil. Assim como a cidade vizinha, Canela, Gramado recebe milhares de turistas durante a estação. Opções de lazer não faltam, como atividades ao ar livre, museus, parques temáticos, sem falar na gastronomia e os famosos chocolates caseiros. Em Gramado fica o Mini Mundo, uma cidade com a reprodução em miniatura de vários castelos, palácios, estações de trem e outras construções. Na cidade gaúcha também está o Snowland, o 1º parque de Neve Indoor das Américas. O lugar possui 16 mil metros quadrados, sendo 8,1 mil m² dedicados a pratica de Esqui, Snowboard e atividades da neve artificial.



Petrópolis (RJ)
O carioca não é muito fã do frio, mas quando quer curtir as baixas temperaturas sobre a serra e vai desfrutar das paisagens e gastronomia de inverno que a região oferece. O município é rico em cultura e arquitetura do Século 19, como é o caso do principal cartão-postal da cidade, o Museu Imperial. Próximo está o Palácio Cristal, inspirado no Crystal Palace londrino. Para os aventureiros, a região é um prato cheio, pois encontra no Parque Nacional da Serra dos Órgãos trilhas com cenários lindíssimos.


Serra Catarinense
O único lugar no país onde é possível ter contato com a neve. Mesmo sem este fenômeno da natureza, vale a pena a visita por suas paisagens formadas por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales e grandes cânions. Dependendo da temperatura, você pode ver cenas lindíssimas como as cachoeiras congeladas. Alguns pontos são paradas obrigatórias como apreciar a vista da Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja. Para hospedagem, sugerimos as três principais cidades: Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici.