Uma viagem no museu

#DiaInternacionaldoMuseu

Ambientes históricos, lugar para expandir os conhecimentos, local de silêncio e até de viver aventuras – pelo menos se você mergulhar na trama dos filmes “Uma noite no museu 1, 2 ou 3”. Independentemente do que os museus representam para você, uma verdade é que eles guardam os registros das antigas comunidades e conseguem reunir todas as gerações. Hoje, o Passaporte Oficina quer que você faça uma viagem pelos principais endereços do gênero do mundo. Fizemos uma listinha com alguns deles:

Louvre, na França: Lembra do museu com aquela pirâmide de vidro em cima? Pois então, o mais famoso museu do mundo guarda obras de arte como a Mona Lisa e a estátua da Vênus de Milo. Com mais de 10 milhões de visitas por ano, possui mais de 200 anos de funcionamento.



Metropolitan Museum of Art, dos Estados Unidos: Este é indicado para quem entende tudo de artes. Possui mais de 2 milhões de obras. Considerado o maior do gênero no mundo, foi fundado em 1870 com a maior coleção permanente do país.


National Gallery, da Inglaterra: Neste então, o pessoal ligado nas obras de arte, pira! Também referência internacional, o museu abriga trabalhos de Van Gogh, Da Vinci e Rembrandt. Localizado em área de destaque de Londres, conta com mais de 2,3 mil obras de arte. Imagina a quantidade!


Museu do Vaticano, Itália: Este é daqueles museus tradicionais e ultra históricos. Fundado no início do século 16 pelo Papa Júlio II, conta com artifícios da arquitetura, construção, documentos e objetos dos últimos séculos da Igreja Católica.

Auckland Museum, Nova Zelândia: Você conhece a história dos Maori? Aquele povo nativo da Nova Zelândia que costuma pintar a pele com desenhos que até hoje são conhecidos como “tatuagem Maori”?! Neste museu você conhece mais sobre esta cultura e conhece um verdadeiro memorial de guerra aos soldados do país.

Museu Nacional da China: Este é o museu ideal para quem gosta de história e de caminhar muito! Localizado na Praça da Paz Celestial e possui mais de 191 mil metros quadrados, considerado um dos maiores do mundo. Como um grande retrato da história chinesa, o local exibe esculturas, porcelanas e diversos objetos das dinastias Qing e Ming.

Museu Folclórico Nacional da Coreia do Sul: Situado no coração de Seul, o local conta com enorme coleção que retrata um pouco da história dos coreanos. Fundado em 1945, o local possui salas de exposições e obras de arte.

Museu Hermitage da Rússia: Quem pensa que por lá o negócio é só vodca se engana. Cerca de 3 milhões de pessoas visitam o local por ano para conferir de perto obras de autores renomados como Monet,  Van Gogh, Renoir, Velázquez e Michelangelo. Fundado em 1764, é apontado um dos mais antigos museus do mundo.

Museu de Arte Moderna (Moma), Nova Iorque: nem tudo é acervo antigo nos museus. Em Nova Iorque, o Moma celebra artistas mais contemporâneos e capricha na pegada tecnológica e até futurista em algumas exposições. Fundado em 1929, é um dos mais visitados pontos turísticos de Manhattan.


Você conhece pessoalmente alguns destes museus? Conte a sua experiência nos comentários!